Você sabia que existe uma lei que permite que o casal tire alguns dias de folga, sem afetar o salário, por motivo de casamento? Sim, a licença de casamento, também conhecida como licença gala, é um direito do trabalhador sob regime CLT, e deve ser cumprida legalmente por todas as empresas.
Saiba quantos dias de folga você pode retirar na licença para casamento CLT abaixo.
Nesse post você vai encontrar
Como funciona a Licença de Casamento?
De acordo com o que está previsto na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), é um direito seu tirar alguns dias de folga devido ao seu casamento. E isso está presente no artigo 473 da CLT, desde 1943.
O artigo estabelece que:
“Art. 473 – O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário:
(…)
II – até 3 (três) dias consecutivos, em virtude de casamento; (…)”
Ou seja, o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo no salário, até três dias consecutivos, em virtude de casamento. A licença é válida tanto para a mulheres e homens.
Por que tirar a licença de casamento?
Geralmente os noivos podem aproveitar a licença de casamento para descansar alguns dias após a festa de casamento, ou para viajar em uma breve lua de mel, inclusive. Tudo isso fica à critério dos noivos.
Regras da licença gala
Na lei não constam mais especificações a não ser que é um direito do funcionário tirar três dias de folga pelo casamento. Portanto, é dever do empregado conversar com a empresa e alinhar as questões mais específicas. As questões envolvem assuntos como os dias da licença, se serão antes ou depois do casamento.
Outra questão é sobre descontar dias úteis ou dias corridos, ou seja, a lei não especifica se o final de semana conta nos três dias, por exemplo. Então cabe ao empregado e empregador conversarem e chegarem em um acordo.
Segundo a JusBrasil “serão concedidos 03 dias consecutivos, e por isso não obrigatoriamente deve ser concedido apenas após o casamento pelo funcionário. Assim, se o funcionário desejar tirar seus dias de folga ANTES do casamento para organizá-lo, e desde que haja combinação previa com a empresa, ele pode.”
Caso os noivos tenham férias em vista, também pode fazer parte da conversa com o patrão, emendar a licença casamento com as férias. Mas se o casamento está marcado para uma data que o empregado já esteja de férias, ela não é cumulativa, então o noivo ou a noivo não poderá acumular a licença.
Além disso, é válido lembrar que a Constituição Federal estabelece que o casamento religioso pode ter efeito civil. Caso o casamento civil e religioso sejam realizados em dias diferentes, volta a questão de manter contato com a empresa e chegar em um acordo de em qual dia o empregado tirará a licença.
Também pode acontecer da empresa que o noivo ou a noiva trabalham siga a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que é um conjunto de regras trabalhistas negociadas e estabelecidas para cada categoria profissional. Se for o caso, a empresa pode mudar um pouco o que está na CLT, como o período da licença, que pode ser estendida. E servidores públicos e professores também têm prazos diferentes.
Como tirar a licença de casamento?
Para validar a licença de casamento e ter as faltas justificadas no registro do ponto é muito simples.
Basta o funcionário apresentar ao setor de Recursos Humanos, ou para a pessoa responsável pelo ponto na empresa, uma certidão de casamento válida. Com isso, sua união está comprovada e as faltas serão justificadas.
Quem pode tirar a licença de casamento?
A licença de casamento está regulamentada apenas para pessoas que trabalham no regime CLT, ou seja, com carteira assinada. Porém empresas podem aderir à licença por meio de contratos ou diálogos.
Ainda, para contratos de Pessoa Jurídica (PJ), em que a empresa não é autorizada a exigir cumprimento de horários fixos, a licença pode ser tirada, caso o contratante e o contratado estejam de acordo.
E no caso de estagiários, a folga pode depender da empresa, pois não consta sobre o tema na Lei do Estágio.
Conclusão
A licença de casamento equivale a três dias de folga sem afetar o salário e é um direito tanto da noiva quanto do noivo se estiverem empregados na época do casamento.
A licença foi criada justamente para favorecer a pessoa que irá casar. Pois é de conhecimento de todos que a organização exige muito dos noivos, então mesmo que a licença seja antes do casamento, para a preparação, quanto depois, para o descanso, ela é merecida e precisa ser bem aproveitada.
Por isso, geralmente as empresas e empresários são bastante solícitos na questão da licença de casamento. Então não hesite em conversar com seu chefe para poder aproveitar bons dias de folga devido a um dos dias mais importantes da sua vida.
A dica do Lápis é: aproveitem muito bem a licença, pois dias de folga são muito bem-vindos em uma época de tanta organização, ansiedade e preparação tanto física quanto mental.
Conheça nossos fornecedores
Falando em preparação para o casamento, sabemos que encontrar o fornecedor certo para um dia tão especial não é fácil. Uma boa organização exige muita procura, conversa, e pesquisa acerca dos serviços fornecidos. Ah, a troca de experiência também é sempre uma boa opção para conhecer bem os fornecedores.
Mas é claro que o Lápis de Noiva está do seu lado também nessa jornada. Selecionamos os melhores fornecedores de casamento do Brasil em único lugar. Um guia completo onde você consegue solicitar orçamentos sem compromisso e conhecer um pouquinho do portfólio de cada profissional
Clique aqui para conhecer os fornecedores de casamento com selo Lápis de Noiva.