Esqueça essa história de que gravata do noivo é tudo igual. Vamos esclarecer tudo para você nesse super guia completo sobre o assunto
Afinal, tão importante quanto à noiva é o noivo e há tempos ele deixou de ser apenas um coadjuvante no casamento e passou a ser também o personagem principal ao lado da grande estrela da noite, a noiva.
Por isso, não somente seu traje, mas a gravata de noivo deve estar impecável, à altura do evento e, principalmente, combinando com o estilo do noivo.
Nesse post você vai encontrar
Escolhendo a gravata do noivo
Assim como o vestido de noiva deve estar dentro da proposta do casamento, bem como a grinalda da noiva e demais acessórios, a gravata de noivo também deve seguir essa premissa: combinar com a proposta do evento e também com o estilo do noivo.
Primeiramente, é preciso saber o tipo de traje que o noivo vai usar no casamento. Ou seja, se terá colete, suspensório, outros acessórios ou não e o tipo de terno. Além, é claro, do tipo de cerimônia e horário do casamento.
Uma coisa é fato: o noivo DEVE se destacar dos demais convidados e padrinhos.
Fatores como a personalidade do noivo, estilo e seu gosto pessoal também influenciam e devem ser considerados na escolha da gravata de noivo. Não adianta forçar a barra e insistir – por mais bonito que fique aos seus olhos – não rola o noivo usar um tipo de gravata que nada tenha a ver com ele e que não o deixe confortável. Esquece isso.
Qual tipo de gravata para noivo?
As opções incluem gravata tradicional, slim, borboleta, e até mesmo versões em tricô. Confira abaixo os detalhes de cada uma.
Gravata slim/skinny, gravata tradicional e gravata reta
Aqui, o que diferencia o modelo de uma gravata da outra é a ponteira da gravata, que, habitualmente deve seguir o corte do traje, assim como a largura da lapela do paletó:
Se o traje do noivo é slim, certamente a ponteira da gravata deve ser mais fina, ou seja, também slim. Já os trajes cujos cortes são mais tradicionais, com uma lapela mais larga, o modelo da gravata deve ser no mesmo formato, mais largo, como mostra a imagem abaixo do site Canal Masculino:
Gravata do noivo em tricô
A gravata reta, confeccionada em tricô não é tão comum em casamentos, mas vem ganhando espaço nesses eventos. Seu formato combina com casamentos mais informais e também aqueles que acontecem nas estações mais frias do ano.
Gravata borboleta
Sofisticação e elegância são sinônimos que combinam com a gravata borboleta. Ela tem uma proposta mais formal e destaca o noivo dos demais.
Entretanto, nos últimos anos tem passado por algumas modificações no quesito texturas e estampas e com isso muitos homens têm aderido esse acessório ao look de uma forma mais despojada. Hoje encontramos gravatas borboletas para noivos em couro e até madeira. Legal, não é?
Mas nem todo homem é fã da gravata borboleta e tá tudo bem, segue a vida e use o modelo tradicional, ok?
Como escolher os materiais para a gravata do noivo?
Para escolher o tecido da gravata de noivo é necessário saber primeiro onde será realizado o casamento, ou seja, se será ao ar livre, em igreja, buffet, durante o dia ou à noite.
Mas porque isso? Por que o tipo de tecido e textura influencia totalmente nessa escolha. Por exemplo, para casamentos mais tradicionais e à noite opte por um tecido como a seda. Já para casamentos durante o dia, a opção é por tecidos como algodão e linho.
5 tipos de tecidos para gravata de noivo:
Listamos os cinco tecidos bem comuns na hora de escolher a gravata do noivo. Bora conferir?
Algodão
Tecido leve, sem brilho e perfeito para casamento ao ar livre e durante o dia com uma pegada mais intimista.
Ainda tendo o algodão como base, é possível optar pelo jacquard de algodão, que nada mais é que uma confecção do algodão em um tear diferenciado que produz ao tecido um efeito com texturas mais densas.
Seda
Tecido nobre e de fibras naturais, a seda é leve e proporciona sofisticação e elegância em um tecido acetinado com pouco brilho. É perfeita para eventos clássicos e noturnos.
Tricô de seda
Além de o tecido ser mais clean, as gravatas com essa proposta são super casuais e o diferencial em relação às gravatas convencionais (de outros tecidos e não modelos) é que a ponteira da gravata é quadrada. Além disso, o tricô proporciona essa pegada mais rústica para a peça.
Lã
Assim como o tricô, a lã também tem uma proposta rústica para a peça. Ela é atemporal porque o tecido é super confortável e pode ser utilizado em todas as estações, exceto naquele verão escaldante. Além disso, a lã não amassa e combina demais com casamentos no campo.
Linho
Outro tecido elegante, leve e confortável produzido com fibras naturais e que também tem uma proposta rústica. Gravatas em linho super combinam com casamentos ao ar livre e rústicos como praia e campo.
Gravatas e o estilo de casamento
Sim! Esses dois pontos estão super ligados na hora de escolher a gravata, Então, anote nossas dicas para harmonizar o look do noivo.
Casamento na praia
Casamento na praia combina com leveza e uma proposta mais rústica, por isso, nossa dica é optar por um modelo tradicional.
Quanto à cor da gravata, ela pode ser nude, off white ou na própria paleta do casamento. O importante é que seja um tecido leve e informal. Vale lembrar que muitos noivos preferem não usar gravata nesse estilo de casamento. Portanto, ela é opcional.
Casamento no campo
Assim como na praia, o casamento no campo também pede leveza, por isso uma gravata no estilo tradicional fica perfeita. Já as cores, a proposta é a mesma da praia: se o casamento for durante o dia cores mais claras e dentro da paleta do evento.
As gravatas estampadas também são uma ótima pedida para casamentos no campo, principalmente diurnos. Se o casamento no campo for à noite, a gravata deve ter uma cor mais escura e sem brilho.
Casamento clássico
Se o casamento for clássico e sofisticado, a gravata borboleta fica incrível, assim como a tradicional ou a slim. A regra é investir tanto na modelagem, quanto em um tecido mais nobre, como a seda, por exemplo.
Como combinar as cores da gravata com a proposta do casamento?
Quando falamos de cores uma série de fatores influenciam a escolha. A regra não é seguir a paleta do ano ou a cor favorita do noivo, mas sim, o que mais combina com o traje escolhido pelo noivo, bem como a proposta do evento e sua paleta de cores para casamento.
Não tem erro! A essa altura (escolha da cor da gravata de noivo) todos os preparativos já foram definidos, inclusive a paleta de cores do casamento. Portanto, siga essa proposta e arrase!
A cor da gravata pode combinar com a paleta do evento e até mesmo o buquê da noiva.
Gravata e o tipo de traje do noivo
Cada tipo de traje pede um estilo de gravata. Veja algumas ideias:
Smoking
O Smoking é um super clássico, o famoso Black tie, e é indicado para casamentos mais refinados. A gravata borboleta preta é a indicação para este tipo de traje.
Fraque
O fraque é um traje para noivos super formal. A gravata aqui pode ser a tradicional ou a slim, tudo vai depender do corte do traje.
Meio fraque
O meio fraque combina com casamentos um pouco mais formais que acontecem à noite. A gravata segue a proposta do fraque, a escolha é de acordo com o corte.
Terno
Curinga e sem erro o terno está no topo do ranking dos trajes de noivo. Combina com casamentos que acontecem durante o dia e à noite. O uso da gravata aqui é livre, ou seja, pode ser a tradicional, slim ou borboleta.
Quais são os tipos de nós de gravata de noivo?
Tem homem que entra em pânico quando o assunto é o nó da gravata, mas calma. Vamos te ajudar mostrando quais são os nós de gravata mais comuns e de acordo com o tipo de traje que será usado.
Vale destacar que existem outros tipos de nós para a gravata do noivo, mas os mais indicados são esses:
Windsor
Trata-se de um nó mais elegante, volumoso e proporcional, perfeito para trajes mais formais.
Half Windsor
Esse nó tem menos volume, seu tamanho é médio e ele se mantém simétrico e pode ser usado em qualquer tipo de cerimônia. A espessura da gravata pode ser leve ou média.
Simples
É aquele nó que todo mundo (ou quase todo mundo) sabe fazer. Sua praticidade é ainda melhor quando o tecido da gravata é o linho ou a lã.
Além disso, esse tipo de nó combina perfeitamente com casamentos mais rústicos e leves. Gravatas com tecidos grossos são as mais indicadas para esse tipo de nó.
Prince Albert
Esse nó é pouca coisa mais grosso que o Four-in-Hand. A diferença aqui é que ele deve estar mais apertado para um visual mais fino.
Four-in-Hand
Um nó popular e fácil de fazer e levemente assimétrico.
Pratt
Esse nó é bem elegante e versátil. Ele é um intermediário do Four-in-Hand e o Half Windsor.
A tradição do corte da gravata
Não se sabe ao certo quando surgiu essa tradição do corte da gravata do noivo no casamento para arrecadar dinheiro para a lua de mel, mas essa brincadeira é muito comum nos casamentos aqui no Brasil.
Algumas pessoas acham deselegantes, outras acham legal, enfim, fazer ou não esse tipo de brincadeira na festa de casamento deve ter o consentimento dos noivos, ok?
Como é uma tradição/brincadeira feita pelos padrinhos ou amigos mais próximos do casal, consulte os noivos antes do casamento. Nem todo mundo se sente à vontade com esse tipo de brincadeira. Mas se optar por realizá-la, conheça a Gravata iCasei, uma forma super prática de arrecadar dinheiro através da gravata do noivo.
Além disso, é bom lembrar que os convidados já investiram no presente para o casal, bem como tiveram outros gastos com o casamento como por exemplo, salão beleza, combustível, estacionamento, etc. Então não fique chateado se alguém não quiser contribuir.
Como escolher com base no horário do casamento?
O casamento de dia combina com gravatas em tons mais claros e neutros. Já o casamento à noite, as cores mais escuras, sóbrios são uma ótima escolha.
Embora, aquelas estampadas com bolinhas, por exemplo, para dar um ar mais descontraído, super liberado. Além daquelas com estampas especificas como em um casamento temático.
Confira nosso time de fornecedores
Nossa missão é tornar o seu grande dia inesquecível, com uma lista de fornecedores para casamento com o mais alto profissionalismo em cada detalhe. Aqui no Lápis de Noiva, você encontra fornecedores de confiança!