Está em busca do melhor modelo de aliança de casamento de ouro e não sabe por onde começar? Calma, a gente explica todo o passo a passo sobre a escolha desta joia.
Afinal, uma das escolhas mais importantes na organização de um casamento é justamente a das alianças. Pois elas irão acompanhar o casal pelo resto da vida.
Nesse post você vai encontrar
Qual significado da aliança de casamento de ouro?
Primeiramente, a aliança é um significado de compromisso. Dizem que os egípcios já usavam algo similar: acredita-se que os cônjuges trocavam anéis trançados de cânhamo. No antigo Egito, o círculo era um símbolo da eternidade – por isso elas assumiram esta forma.
Outra curiosidade é que desde esta época elas eram usadas no dedo anelar da mão esquerda. Isso porque eles acreditavam que por este dedo uma veia que estava ligada ao coração, a “vena amoris”. Fofo, não é mesmo?
Com quanto tempo de antecedência comprar as alianças de casamento de ouro?
De antemão, dá para dizer que a resposta para esta pergunta vai depender de vários fatores. Se você quiser pedir alguém em casamento com modelos prontos, o ideal é procurar uma joalheria com pelo menos um mês de antecedência – assim dá para garantir que você encontrará a joia que tanto deseja com o tamanho certo.
No entanto, se a ideia é mandar fazer alianças de ouro personalizadas, o ideal é procurar com pelo menos dois meses de antecedência, para garantir que estarão prontas na data esperada.
Sendo assim, para os casais que optaram somente pelo anel de noivado e querem as alianças prontas somente para o dia do casamento, vale a mesma lógica: um mês se for um modelo pronto e pelo menos dois meses se for algo totalmente personalizado.
Se vocês comprarem as alianças com certa antecedência, lembrem-se de mandar poli-las para ficarem ainda mais lindas no grande dia.
Quem escolhe a aliança do casamento?
Acima de tudo, essa escolha vai depender da dinâmica de cada um. Há casais, por exemplo, em que um deles quer fazer um pedido de casamento surpresa. Por outro lado, há outros que preferem escolher as alianças juntos. Ainda há casos em que o noivo presenteia a noiva com um anel de noivado – e, posteriormente, eles escolhem o par de alianças juntos para o casamento.
Portanto, não há certo e errado nestes casos. Todavia, se a ideia é surpreender a outra parte, é super importante observar o estilo da pessoa – se ela usa joias/acessórios mais delicados ou mais chamativos, por exemplo.
Para não ter erro, vale pedir a ajudinha para a sogra, cunhada, outros familiares ou até para amigas próximas da noiva. Veja também algumas dicas para escolher a aliança de casamento perfeita.
O que é preciso saber antes de comprar alianças de casamento de ouro?
Em primeiro lugar, antes de escolher as alianças de ouro, é escolher uma joalheria ou empresa que preste contas sobre a procedência do ouro comercializado, como forma de verificar se o material não foi obtido em áreas ilegais ou de forma irregular.
Aqui no Brasil, ainda há pouco controle com relação a este assunto, mas vale sempre pesquisar sobre a reputação das marcas.
Igualmente, é fundamental verificar se a peça adquirida possui um certificado de garantia e se a joalheria possui algum tipo de serviço de polimentos e ajustes – isso ajudará a manter suas alianças sempre lindas.
Qual o melhor material para a aliança de casamento de ouro?
Primordialmente, aqui no Brasil, o mais comum é encontrarmos joias feitas com ouro 18 quilates. Para entender de forma mais fácil: o ouro puro é o 24 quilates.
Entretanto, ele é considerado muito “mole” para a confecção de joias – se fossem feitas com este material, elas amassariam facilmente. Desta forma, são acrescidas ligas metálicas ao ouro puro. No 18 quilates, por exemplo, é utilizado 75% de ouro puro e 25% de ligas metálicas.
Por isso, é bom sempre verificar com a joalheria esta informação. Isso inclui perguntar sobre o processo de fabricação das joias e também verificar se possuem um certificado e nota com descrição do produto.
Há também a possibilidade de fazer joias com teor menor de ouro, mas a qualidade será inferior. No entanto, aqui no Brasil, peças em ouro com menos de 14 quilates não são consideradas joias.
Como escolher o tamanho certo da aliança de casamento de ouro?
Caso os noivos façam a compra das alianças juntos, é mais fácil. Desta forma, é possível experimentar e ver o que fica mais confortável.
É bom, inclusive, testar tamanhos menores e maiores, uma vez que é comum ter inchaços nos dedos (seja naquela TPM chatinha ou em dias mais quentes). O ideal é que a aliança não aperte o dedo e também não fique larga a ponto de cair das mãos.
Agora, se você pretende fazer uma surpresa, é super importante ter certeza do tamanho certo do dedo do seu par. Vale lembrar que se vocês optarem por utilizar a aliança também durante o noivado, ela será usada primeiro na mão direita e depois na esquerda.
Como pode haver uma pequena diferença entre as duas mãos, é essencial certificar-se de que a aliança escolhida cabe nos dedos anelares de ambas as mãos.
Portanto, você pode pegar um anel que a pessoa já usa como base ou tentar checar esta informação com familiares ou pessoas próximas, que conheçam muito bem a sua noiva. De toda forma, algumas joalherias oferecem a opção de troca caso a numeração escolhida seja incorreta – vale sempre perguntar sobre isso antes da compra.
Deve-se usar aliança durante o noivado?
Alguns casais optam por utilizar as alianças já no período de noivado, o que é bastante comum. Há casos em que a noiva ganha somente um anel de noivado – aí os noivos não usam as alianças.
Em qual mão utilizar as aliança de casamento de ouro?
Durante o noivado, as alianças devem ser utilizadas na mão direita. Depois do noivado, elas passam para a mão esquerda.
Aliança de casamento em ouro branco, rosé e amarelo
Além da aliança de ouro amarelo, que já estamos bem acostumados a ver, há também a possibilidade de usar ouro branco ou rosé para a joia. Veja as diferentes tonalidades de alianças de casamento.
No caso do ouro amarelo, a liga metálica é composta por 75% de ouro e 25% de prata. É uma das combinações mais populares aqui no Brasil.
Já no ouro branco, a composição é de 75% de ouro puro e 25% de paládio. Essa mistura dá um ar sofisticado e clássico à joia.
Por último, as alianças com ouro rosé são super modernas e românticas. Em sua composição levam 75% de ouro puro, 22,25% de cobre e 2,75% de prata.
Estilo e design da aliança de casamento de ouro
Atualmente, existem diversas opções de alianças de casamento, sendo possível até personaliza-las. Por isso, antes de escolher a sua, é legal avaliar diferentes aspectos:
- Espessura: há modelos mais fininhos e os mais grossos.
- Acabamento: a maioria das alianças de ouro tem um acabamento polido, brilhante. Mas há também opções foscas para quem gosta de modelos diferenciados. E há ainda alianças que mesclam acabamentos diferentes.
- Detalhes em relevo: algumas alianças contam com design em relevo, com formas diferenciadas.
- Pedras preciosas: alguns modelos de alianças contam com um toque especial como diamantes, zircônias, pérolas e outras pedras preciosas.
O casal precisa utilizar alianças iguais?
Certamente, não. É muito comum que a mulher use uma aliança com algum detalhe diferenciado ou com uma pedra preciosa, enquanto o homem opta por um modelo mais liso.
Outra opção é a mulher usar a aliança juntamente com uma meia aliança, uma peça que é bem delicada e cravejada de pedras preciosas (podem ser diamantes, zircônias, esmeraldas ou rubis).
Gravação em aliança de casamento ouro
Sobretudo, esta é uma questão bastante particular para cada casal. O mais comum é gravar o nome do parceiro (a) e a data do casamento. Mas há também noivos que optam por inserir mensagens especiais, versículos bíblicos ou até mesmo um pequeno coração ou o símbolo do infinito.
Ainda, para os mais criativos, há opção de colocar frases que se complementam em cada aliança. No entanto, vale lembrar que o espaço é um pouco reduzido, então é preciso escolher com cuidado a mensagem, para que não fique muito grande. De maneira geral, o número máximo de caracteres fica entre 15 e 17.
Dicas para cuidar da aliança de casamento de ouro
Ficou noiva e ganhou uma aliança de ouro incrível (e que você não se cansa de exibir por aí)? Veja algumas dicas para cuidar dela:
– Se possível, retire-as ao tomar banho de mar ou piscina;
– Ao passar cremes, protetor solar e sprays de cabelo nas mãos, o ideal também é retirá-las momentaneamente;
– O mesmo conselho vale na hora da limpeza de casa – é preciso evitar o contato com produtos químicos e abrasivos;
– Para dar uma vida às alianças, é possível mandar polir ou fazer uma limpeza de tempos em tempos.
Fornecedores de aliança de casamento de ouro
Você se decidiu e quer ter uma aliança de casamento de ouro? Então clique aqui para conhecer as lojas de alianças de casamento indicadas pelo Lápis. Você vai amar!
Já segue a gente no Pinterest? Tem uma pastinha recheada de inspirações de alianças de casamento pra você: