Qual melhor dia para casar? Para responder a essa questão alguns pontos precisam ser levados em consideração como orçamento, lista de convidados e muito mais.
Para te ajudar nessa decisão, reunimos dicas que podem facilitar a escolha do dia perfeito para o seu casamento. Vamos descobrir juntos?
Nesse post você vai encontrar:
Qual melhor dia para casar?
A escolha do melhor dia para casar está atrelado há alguns fatores, como orçamento, estilo do casamento e a lista de convidados. Ainda podemos acrescentar a o local e o horário da celebração.
Considere também a estação do ano e o clima da sua região. Algumas datas podem ser mais favoráveis para um casamento ao ar livre, enquanto outras podem exigir mais planejamento para eventos em ambientes fechados.
Nesse sentido, se essas escolhas forem feitas com clareza, certamente, independente do dia, o casal terá sucesso em seu evento. Embora, é importante ressaltar, que a maioria dos casais ainda tem preferência por casar aos sábados e domingos, e por um motivo de oferta e demanda, os espaços cobram mais nesses dias, independente do horário.
Casamentos no meio da semana
Os casamentos no meio da semana, principalmente às quintas feiras, tem sido cada vez mais frequentes, e acreditem o índice de presença é bem legal.
Nesse caso, é recomendável que a festa comece mais tarde para que os convidados tenham tempo de sair do trabalho, se arrumar e chegar a tempo para a cerimônia de casamento. Obviamente os custos para um evento durante a semana são mais acessíveis, e na maior parte é um casamento intimista com até 150 convidados.
Contudo, parece que especialmente nas quintas feiras, as pessoas já relaxam bastante contando com a proximidade do final de semana e são festas com uma duração boa, dadas as circunstâncias.
Portanto, nesses casos, vale fazer uma cerimônia rápida, oferecer uma comida gostosa de forma dinâmica e partir para a festa! Ah! E claro, casamento à noite e na cidade de preferência.
Casamentos sexta feira à noite
Os eventos de sexta-feira sempre começam um pouco mais tarde que o padrão, por volta das 21h. Os convidados precisam de tempo para saírem do trabalho, se arrumarem e irem até o local da cerimônia.
Ao contrário do que todo mundo pensa, as festas de sexta costumam ir até bem tarde (aliás, bem cedo: 5h da manhã do dia seguinte). O fato de ainda terem o final de semana pela frente faz com que todo mundo aproveite até o último minuto sem preocupação, pois terão tempo para descansar.
Para um evento com esse perfil, um buffet volante pode ser uma opção interessante. Se essa for a sua escolha, prepare-se para uma festa muito animada e capriche no Bar.
Casamentos domingo à tarde
Casamentos de domingo são maravilhosos! Sempre trazem aquele clima familiar e são perfeitos quando a ideia é incluir crianças. Pode ser um almoço, tendo uma cerimônia curta por volta das 11h30.
No entanto, o recomendado é que não seja marcado antes disso, afinal é domingo e não queremos ninguém madrugando para se arrumar para o casamento. Após o almoço vale um momento gostoso com os convidados que pode incluir uma pista de dança ou um som ao vivo.
As fotos são lindíssimas por terem luz natural o evento todo. Sem contar, que a escolha um lugar que exalte a natureza, ficará lindo. Outro ponto importante é que por começar cedo é uma festa que tem uma boa duração, mas não vai até muito tarde, pois na segunda todo mundo volta ao trabalho e a rotina da semana. Logo, precisam de um tempinho de descanso, não é mesmo?
Ainda, é valido ressaltar que aos domingos a locação do espaço deve ter um custo menor. Alguns casais optam por um casamento a tarde, próximo do pôr do sol. É comum, mas a festa dura menos, com certeza. No entanto, os noivos podem ter as fotos lindas da cerimônia com o pôr do sol de fundo.
Casamentos no tradicional sábado à noite:
O clássico dos clássicos! O ideal é uma cerimônia que comece às 19h, na sequência, recepção e festa. Se pretende realizar a cerimônia em uma igreja, corra, pois os sábados são muito disputados.
Sábado traz o pacote completo: cerimônia, jantar, animação, coral, banda, DJ, atrações etc, vale tudo! As pessoas adoram ser convidadas aos sábados para um casamento, pois além de prestigiarem pessoas queridas, têm um programa maravilhoso no dia de “aproveitar” o final de semana.
Os casamentos aos sábados à noite, normalmente envolvem uma produção maior em contratações, mas é possível fazer uma bela festa sem exagerar. Cuide da iluminação para garantir fotos incríveis, e se possível distribua chinelos para que a mulherada aguente firme até o final. Nessa opção, um bom DJ é fundamental!
Aos sábados, ainda tem casais que buscam a opção de iniciar a cerimônia com a luz do dia, por volta das 16h30. Essa é uma opção clássica e romântica, que exige um empenho e gastos maiores. A proposta de decoração e identidade visual devem ser bem planejadas para ficarem perfeitas tanto com a luz do dia como à noite.
Nesses eventos um bom planejamento com o buffet é fundamental para não começar o jantar tão cedo e também não deixar os convidados com fome. Uma ideia é ter ilhas com comidinhas durante todo o evento. É uma festa super completa, e que mesmo sendo em um sábado e podendo ir até tarde, recebe melhor famílias e crianças.
Qual melhor dia para casar no civil?
O melhor dia para casar no civil é na terça-feira. Esse dia é o ideal para evitar os cartórios cheios, pois muitos noivos querem realizar o casamento religioso no sábado, por exemplo. Assim, as sexta-feira pode ser um dia corrido.
Outra vantagem é que o casamento civil nesse dia pode ajudar a conseguir serviços e um local com menor concorrência. E se a ideia é viajar depois do casamento, já garantem uma lua de mel mais tranquila com a busca de voos, hotéis com preços mais acessíveis.
Caso esteja pensando: “E como faço com meu trabalho casando durante a semana?”. O casal tem o direito a licença casamento, garantido por lei para todos os noivos que se casam civilmente ou em união estável.
Essa licença dá ao casal 3 dias consecutivos de folga remunerada a partir da data da cerimônia. Logo, é possível aproveitar esses dias para curtir o início da vida de casados, sem precisar se preocupar com o trabalho!
Além disso, o uso desses três dias não precisam ser após o casamento, vocês podem usufruir o momento mais conveniente, desde que seja dentro do prazo de um ano após a cerimônia.
Contratar os fornecedores
Casar durante a semana pode significar uma economia no orçamento. Aliás, planejamento financeiro para casamento é a base de tudo, não é mesmo?
Em dias menos populares, é comum que fornecedores ofereçam pacotes promocionais ou estejam mais abertos à negociação de preços. Isso pode resultar em uma economia significativa, permitindo que os noivos contratem serviços de alta qualidade por um custo menor.
Conclusão
Ao considerar todos esses pontos, você poderá escolher o melhor dia para casar alinhando com suas expectativas e com o tipo de celebração que deseja. Claro, que sempre levando em consideração as vantagens e desvantagens que pode fazer toda a diferença no seu grande dia.
O mais importante é que o dia escolhido reflita a personalidade do casal e proporcione uma experiência inesquecível para todos.