Montamos um guia prático com as principais dúvidas sobre vestido de festa para te auxiliar na escolha.
Sendo assim, esse post é para todas nós mulheres que ficamos sempre na dúvida toda a vez que recebemos um convite de casamento.
Nesse post você vai encontrar.
Vestido de festa: por onde começar a escolher?
Uma boa dica para começar a escolher o vestido de festa é ler atentamente o convite de casamento. Afinal, nele estão as informações a respeito do tipo de local, horário (manhã, tarde ou noite) clima e como será a festa.
Dessa maneira, fica bem fácil definir o modelo de vestido que te deixará confortável e elegante para aproveitar ao máximo cada minuto desse dia tão especial.
Entretanto, se você pode se inspirar no Pinterest do Lápis para escolher o modelo de vestido de festa ideal para o estilo de casamento que foi convidada.
Ainda, o nosso time de fornecedores de vestido de festa estão prontinhos para te ajudar nessa missão, pois usam toda sua expertise para que você encontre o seu visual perfeito.
Vestido de festa para casamento moderno
No casamento moderno vale tudo que tenha cara de design! Dos vestidos de festa em tons vibrantes aos inspirados em alta costura. Embora, a dúvida fique em relação aos modelos com brilho, sendo assim, a escolha desse modelo vai depender da hora da cerimônia de casamento.
Em relação ao comprimento, pode ser do longo ao na altura do joelho, se for acima disso é considerado inadequado. Se você quer fugir do tradicional, vá de macacão ou terno. Nesse caso, alfaiataria e tecidos nobres são essenciais para manter o ar elegante e charmoso. Ainda, combine com acessórios como cinto, maxi colar e clutch.
Vestidos de festa para casamento clássico
Os vestidos longos são perfeitos para serem usados em um casamento à noite, pois proporcionam um toque de sofisticação e requinte. A tonalidade pode ser desde cores vibrantes aos tons pastéis que são um charme e combinam muito adereços com brilhos, ressaltando a beleza da mulher.
Vestido de festa para casamento rústico
Vestidos delicados, leves, com renda ou estampados estão entre os mais buscados para um casamento rústico. Os tecidos são bem variados escolha versões com flores bordadas ou tramas mais elaboradas.
Para não errar na escolha do vestido de festa, fique atenta aos modelos curtos pois eles podem apresentar cortes diferentes ou aplicações de renda. Então, nada de exageros!
Já os vestidos longos podem ser estampados, coloridos ou ter desenhos minimalista que dão um up no visual. Todavia, se preferir um vestido liso, tonalidades vibrantes são uma boa pedida para esse estilo de casamento.
Vestido de festa para casamento no campo
Ele entrou para a lista de queridinhos das noivas, que logo apostam em detalhes luxuosos para tornar o grande dia espetacular. Por isso, se o evento acontecer durante a noite ou à tarde, os vestidos longos são perfeitos, já o curto é ótimo para o dia.
O midi também é uma boa alternativa para o casamento no campo. Além, claro, dos modelos leves com recortes diferentes que dão um toque majestoso ao visual.
Vestido de festa para casamento na praia
Nesse estilo de celebração, logo pensamos nos modelitos mais confortáveis e fresquinhos para suportar o clima quente. Portanto, estão liberados todos os tipos de vestidos (curtos, longos, mini), só atente-se aos detalhes com brilhos tente moderar, pois como será ao ar livre a incidência de luz na pedraria pode incomodar os convidados com o reflexo.
Dica do Lápis: um detalhe a se considerar no casamento na praia é o vento: vestidos com fendas ou decotes profundos podem deixar seu corpo exposto.
Vestido de festa plus size
Escolha o modelo que te deixe mais a vontade e segura, tá bom? Se você tem orgulho de suas curvas e está se sentindo confiante e segura, não tem que se preocupar na hora da escolha. Nesse sentido, separamos dicas:
Caimentos de vestidos de festa plus size
- Cintura marcada – é uma opção para as mulheres plus size que almejam em destacar suas curvas. Vestidos com cintinho ou aplicado na peça são ótimos para dar esse efeito.
- Decote V – alonga a silhueta, dando a impressão de alguns quilinhos a menos. Se for sua intenção, acabou de encontrar o modelo ideal.
- Tomara que caia – se tiver busto grande, talvez, não seja a melhor escolha. Pois, ele pode ficar desconfortável sem o uso de sutiã, ou ainda, marcar as gordurinhas embaixo do braço e nas costas. Mas, se não quer abrir mão dele, escolha um que garanta a sustentação necessária para que não passe apuros. Ou, pode experimentar vestidos com alça em um ombro só.
Qual o melhor modelo de vestido de festa para o seu corpo?
O melhor modelo de vestido de festa para o seu corpo é aquele que a modelagem valorize o seu corpo. Ou seja, uma modelagem equivocada pode ressaltar pontos que, talvez, você não gostaria e trazer uma insegurança durante o evento.
Abaixo listamos alguns pontos importantes que podem de te ajudar na escolha do vestido.
Busto pequeno
Como ressaltar um colo com busto pequeno? Qual vestido fica melhor? Que decote usar? Separamos três estilos para que você possa escolher o que mais se adapta a sua personalidade.
1) Decote profundo – esse apresenta um decote em “V”, o que alonga a silhueta. E também, pode ser usado tranquilamente por mulheres com busto pequeno.
2) Decote canoa ou fechados – é ideal para quem gosta de ser discreta, sem deixar a elegância de lado.
3) Babados ou bordados – são ótimos para chamar a atenção para a região, pois criam volume.
Busto grande
Muitas mulheres tem receio de vestidos com decote em “V”. Mas, ao contrário do que se imagina, justamente esse detalhe ameniza o efeito do busto grande e, de quebra, traz sensualidade ao visual sem ser vulgar. Porém, cuidado com a profundidade do decote, pois qualquer movimento brusco ou inesperado pode afetar o look.
Decotes estruturados e alças largas garantem sustentação e conforto, para não passar aperto durante à festa. Outra dica é a parte de superior do vestido ser de uma cor mais escura em relação à parte inferior (abaixo da cintura).
Os tons podem ser vermelho, azul, verde, entre outros que tornam o visual magnífico. Não se esqueça: sem brilho na região, porque pode acontecer da luz refletir no tecido e aumentar a parte em destaque.
Costas e ombros largos
Fique à vontade para ir ao casamento com uma modelagem que apresente algo diferente na parte de baixo (região da cintura), como exemplo, volume singelo ou pregueado (onde o vestido parece que está “amarrado”) pode ser uma boa pedida para esse biotipo. Ou ainda, modelos mais soltinhos na parte da saia.
“Um ombro só” sempre está em alta. Esse modelo alonga o colo e o pescoço, deixando a região em evidência. Com tecidos variados, com alça fina, média ou larga traz sensualidade ao visual, sem vulgaridade.
Quadril largo
Para esconder um pouco o tamanho do seu quadril, cores opacas e com diferenciais na parte superior são coringas. Ou ainda, com efeito de blusé (parecido com uma blusinha caindo). Lembrando se essa for a sua intenção!
Caso contrário, pode recorrer aos acessórios, como cinto para marcar a cintura ou, até mesmo, confecções em tecidos leves e com a saia mais solta, com caimento suave.
Pouco quadril
Saias rodadas e balonê são verdadeiros coringas para avantajar o quadril. Mas, se quando pensa em casamento só quer saber de usar um vestido, então, há uma modelagem que é queridinha: o peplum (aqueles babados bem acima dos quadris), que ajuda a dar foco à cintura criando um volume. Outra alternativa é justinho ao corpo com uma fenda.
Baixinhas
O coringa para driblar a altura é vestido monocromático (uma única cor) e ajustado ao corpo, assim cria um efeito de alongar a silhueta. Você também pode deixar a pele à mostra com o decote “V”na parte do busto, abertura nas costas ou fendas.
Versáteis, o vestido tubinho pode entrar para a lista de alternativas já que são perfeitos para festas casuais ou formais. O formato trapézio também é uma excelente escolha.
Barriguinha
E como disfarçar a barriguinha ou culote? Você já ter visto um modelo com efeito de blusinha caidinha, chamado efeito blusé. Seu formato ajuda a atenuar as gordurinhas sem marcar, assim como, os vestidos florais com fundo escuro.
Como escolher a cor ideal do vestido de festa?
Confira algumas dicas valiosas para não errar na hora de escolher a cor ideal do vestido de festa. Anote aí:
Vestido de festa branco, nude e off white
A não ser que os noivos tenham decidido por um white wedding ou escolhido um dress code especifico com essas cores, é melhor evitar. Na dúvida, pergunte para a noiva.
Busque tons mais neutros
Fáceis e práticos de se usar, as peças em tons neutros ganharam seu espaço no guarda-roupa de muitas mulheres. Com tanta versatilidade é possível fazer combinações com bege, nude, preto indo até o marrom. Ou ainda, se preferir, um look todo monocromático. Basta solta a criatividade e adaptar ao estilo do casamento.
Com o pretinho básico não tem erro!
Coringa para qualquer look, o pretinho básico não te deixa na mão. Ele é ideal para festas noturnas e clássicas. Em eventos diurnos, ele é menos recomendado, pois a ocasião pede algo mais alegre e descontraído. Mas se você quiser, vá sem medo!
Longo ou curto, eis a questão.
Os vestidos longos remetem a elegância e sofisticação. Este comprimento até os pés é usado desde a Idade Média, e continua com sua mensagem associada à nobreza, poder e charme.
Atualmente, eles são confeccionados em diversos tecidos para ocasiões distintas, formal ou casual. O importante é que ele não deixa o ar feminino de lado.
Já os vestidos curtos são esplêndidos para as ocasiões casuais e tornam a produção primorosa. Ele permite mostrar mais a pele e proporciona liberdade para quem usa.
Estilos de vestido de festa
Tecidos, cores, modelagem, cortes, com pedraria ou não, as variações de vestidos são inúmeras. Separamos alguns para te ajudar a escolher o seu preferido.
Vestido de festa com renda
Vestido de renda é sucesso por que dá sensação de elegância e nobreza ao look, por mais singelo que apareça. O comprimento curto é ótimo para cerimônias durante o dia e final de tarde. Já as composições com pontos de transparência ou brilhos, ficam ótimas para casamento final de tarde, mas que irá noite adentro.
Vestido de festa liso
Por ser um modelo sem muitos detalhes é o tipo de peça perfeita para quem quer criar composições diferenciadas, apenas mudando os acessórios, calçado ou outro adorno de sua preferência. Ele também pode ser ideal para destacar uma joia especifica como colar, pulseira, brincos.
Vestido de festa com mangas
Se a cerimônia acontecer em uma estação em que os dias são frios ou o lugar escolhido apresenta uma temperatura baixa, os vestidos com manga podem te salvar. Manga 3/4, manga longa lisa ou rendada, manga curta, com toque de transparência as possibilidades de compor um visual são enormes, escolha um que te deixar confortável.
Vestido de festa com babados
Babados dão um up no visual, e ainda apresentam um benefício para quem anseia em dar volume à silhueta. Quando colocado no busto, no quadril os deixam avantajados.
Mas requer cuidados no momento da escolha, pois há uma variação grande de modelos, dos maiores aos discretos. Por isso, defina primeiro o objetivo de uso da peça e abuse do bom senso para compor um look harmônico e que aprecie seus melhores traços.
Vestido de festa estampados
Vestidos estampados estão com tudo! Floral ou outro tipo chamam a atenção justamente por seus desenhos meticulosos. Os tecidos nobres como seda, cetim são os mais indicados; a malha é mais um estilo casual.
Observe também as cores, invista em estampas com tonalidades harmoniosas. Busque opções com uma cor mais destacada para não perder o glamour da produção.
Dicas para combinar o vestido com os acessórios
Sabemos o quanto pensar no visual é algo que vai além do vestido. Envolve a escolha da bolsa, penteado, sapato e, claro, os acessórios. Quando a festa é de casamento, é preciso um olhar detalhista para o resultado final.
Para te ajudar, vamos às dicas de como combinar os acessórios com o vestido de festa sem criar um visual conflitante.
Destaque uma joia
Escolha um adorno para sobressair, pode ser o brinco, a pulseira ou colar. Como exemplo, se seu penteado é preso ou meio solto uma boa alternativa é o uso de colares para valorizar o colo e pescoço. Ou, brincos grandes para atrair os olhares ao rosto. Apenas atente-se nos excessos, tudo precisa estar na medida correta para look.
Cores complementares
As mulheres clássicas preferem joias com cores complementares a do vestido. Quer um exemplo? Vestido azul com acessórios em prata, não tem erro. No caso de pedras, não precisa ser exatamente da cor do vestido, aposte em uma tonalidade que agregue valor a composição.
Cores contrastantes
E se for um visual mais elaborado escolha joias com pedras coloridas. Elas são ótimas para criar um aspecto alegre e primoroso. Selecione cores contrastantes com o tom do vestido, fica lindo e não tem como não arrasar.
Vestidos estampados
E quando o assunto são estampas, procure por adornos com design que complementem ou criem contraste. Gargantilhas, tiaras, maxi brincos ou pérolas são os mais recomendados para a produção. Assim, o visual fica elegante e equilibrado.
Vestidos com pedrarias
Clutches, brincos, pulseiras, colares com pedrarias, anéis, entre outros são apenas complementos, pois a intenção é destacar este estilo de vestido glamoroso. A regrinha básica é escolher, no máximo, três elementos para balancear o visual, para não perder o charme e requinte.