Um casamento na montanha vai ficar na memória de todos para sempre! Afinal, é difícil resistir ao clima da serra e das vistas de tirar o fôlego.
Um casamento por si só já faz a gente ficar emocionada com tanto amor, agora imagina num lugar tão exuberante como um cenário no alto de grandes montanhas. Claro que casar nas montanhas requer uma logística um pouco diferente do resto dos casamentos. Continue lendo e apaixone-se também!
Nesse post você vai encontrar
Casamento na Montanha = Casamento Inesquecível
Escolher esse tipo de cerimônia de casamento é certeza de momentos marcantes e imagens com uma paisagem mágica e encantada!
Lembra quando falamos sobre o Wanderlust (desejo de viajar) e como ele tem a ver com cenários épicos: casamentos em falésias, com vista para montanhas, etc.? Pois é, um casamento na montanha é tudo o que os noivos estão procurando ultimamente, a fim de fazer uma linda cerimônia com muita personalidade e fora da caixinha.
Por que Escolher um Casamento na Montanha?
Existem diversos motivos por escolher um casamento nas montanhas, incluindo a conexão com a natureza e a possibilidade de passar um final de semana com todos seus convidados para o casamento em um lugar rodeado de muito verde e paisagens espetaculares, afinal a beleza natural supera qualquer decoração.
Geralmente nos casamentos nas montanhas a cerimônia acontecem ao ar livre pois o cenário de natureza sempre é prioridade do casal. Dependendo da estação do ano os horários sempre influenciam na escolha do cenário, por isso devem estar atendo aos horários de começo e término da cerimônia se o casamento for em um final de tarde.
A Lista de Convidados
Antes de qualquer coisa, a lista de convidados deve ser tratada com atenção para definir alguns pontos do casamento. Após definido a quantidade de convidados, o mais importante é decidir como será realizada a dinâmica do casamento.
É preciso definir se a cerimônia será em uma igreja e a festa no campo ou os dois ao ar livre, para assim definir questões como transporte para os convidados, local para acomodação, atividades, entre outros.
Como o Clima de Montanha é Diferente e Interfere no Casamento
Ao determinar a época do ano para o seu casamento, considere dois fatores: não expor seus convidados a temperatura extremas, especialmente em cerimônias ao ar livre, e considere proporcionar algo que eles normalmente não veem ou experimentam.
Como as montanhas tem um clima mais úmido, deve-se levar em conta o bem estar dos convidados e ter cuidados especiais com a decoração de casamento ao ar livre.
Para os convidados, pense em repelentes no verão e pashminas ou mantas no outono/inverno, por exemplo. Em cerimônias no meio da floresta, uma estação com welcome drinks e águas perfumadas vai ser um sucesso. Nas decorações, as flores são mais sensíveis ao clima e podem sofrer, estragando os arranjos.
O Plano B
Ter um plano B é essencial em qualquer evento, até mesmo um plano C para que toda organização do casamento seja bem planejada. O clima úmido nas montanhas pode levar à mudanças repentina no tempo. Se a cerimônia for ao ar livre, pense em ter um local como segunda opção caso o tempo feche, por exemplo.
O Kit de Emergência
Os casamentos nas montanhas geralmente são um pouco afastados dos centros comerciais e lojas. O kit de emergência deve ser abastecido com tudo, desde bandaids até superbonder.
Converse com a assessoria de casamentos sobre o que ela acha indispensável, como band-aid, repelente, analgésicos rápidos para dor ou enjoo, absorventes, perfume, escova, grampos, batom, desodorante, fio dental, esmalte, linha e agulha, etc.
O Vestido de Noiva para Casamento na Montanha
O vestido da noiva é uma das grandes atrações do casamento. Então, além do nosso e-book “Vestido de Noiva: o guia completo para fazer a escolha perfeita” veja algumas dicas rápidas que vão ajudar na escolha do vestido de noiva para casamento na montanha.
Melhores tecidos e estilos
Casamento na montanha, por ser também no campo, combina bem com modelos de vestidos fluídos e com movimentos bem leves que dão um charme mais que especial para o dia. Ternos, calças ou jumpsuits (macacões) também são um arraso no grande dia.
–> Dica do Lápis: o mais importante é escolher um vestido de noiva para casamento no campo que reflita a sua personalidade, independente de moda ou tendência. O vestido de noiva ideal para cada corpo é aquele que faz com que a noiva se sinta FELIZ!
Os Acessórios
Se você planeja se casar sob as árvores numa floresta encantada, considere o que o terreno fará com a cauda do véu ou do vestido.
A gente te conta: eles vão arrastar todas as folhas secas e gravetos que estiverem no chão. Para esse tipo de cerimônia, também é bom pensar em que tipo de sapato de noiva você vai usar. Podemos adiantar que é melhor considerar um sapato com salto alto grosso ou botas para dar maior estabilidade.
Use uma jaqueta, casaco ou pashmina que complemente o look do seu vestido. Fica frio quando o sol se põe!
Para completar o look, no lugar de um véu catedral, prefira opções de acessórios de cabelo mais contemporâneas como um chapéu, flores, presilhas, laços ou halos.
O Vestido das Convidadas, Madrinhas e Mães
As convidadas de um casamento na montanha devem pensar em um vestido com tecido um pouco mais encorpado, salto grosso e não podem deixar de levar uma pashmina ou casaco caso o casamento seja em local mais frio para o inverno.
No verão o clima é mais ameno, assim deve pensar em um vestido mais leve com atenção no salto (dependendo do local). O mesmo acontece para o vestido da madrinha e das mães da noiva e do noivo.
É Preciso Contratar uma Assessoria?
Uma assessoria é primordial para um bom andamento do casamento. A assessoria será o braço direito da noiva em toda sua preparação ainda melhor se a assessoria for local ou já ter feito algum casamento.
Realizando visitas técnicas no local, se possível um ano antes no mesmo horário que quer marcar o casamento. Além de compreender o estilo do grande dia e ir em busca dos fornecedores.
Dicas para Escolher os Fornecedores
Após definida o estilo do casamento, a busca por fornecedores é algo mais tranquilo de ser feito. Alguns fornecedores como o de decoração e o buffet é aconselhável saber se já realizaram algum evento no local que foi escolhido.
Os fornecedores locais também vão saber melhor como colaborar com a promoção de um maior cuidado socioambiental e realizar uma festa de casamento mais sustentável.
Já fornecedores como fotografia e filmagem, deve ser levado em conta o estilo do casamento e a busca por fornecedores que já fotografem ou filmem casamentos ao ar livre.
É extremamente importante, pois esses profissionais vão estar familiarizados em relação aos horários para obter uma melhor iluminação e deslocamento, entre outros.
O Melhor Horário para Fotografar seu Casamento na Montanha
Se a noiva planeja um casamento ao entardecer, deve ser levado em conta que alguns locais o pôr do sol é mais rápido, geralmente mais cedo que o normal e não se tem aquela luz dourada de campos abertos.
O mais importante é visitar o local um ano antes do casamento, se possível com uma assessoria de seu fotógrafo ou videomaker, pois eles saberão qual melhor local escolher para ser realizada a cerimônia e aproveitar melhor a luz.
É indicado começar a cerimônia 1 hora e meia do início do pôr do sol. Aplicativos como Magic Hour ajudam a saber o horário exato que começa. Assim, numa cerimônia tradicionalmente de uma hora, os noivos vão poder aproveitar e realizar fotos pós wedding no mesmo dia, aproveitando ao máximo a luz. O melhor horário para começar a cerimônia é às 15:30-16h.
Os cuidados com o Filhote de 4 Patas
Muitos pets são convidados de honra para levar as alianças para os seus donos durante a cerimônia, mas deve-se tomar alguns cuidados para que neste momento, os nossos melhores amigos não se assustem e/ou saiam correndo e o sonho se transforme em pesadelo.
Uma das coisas que deve ser feito é ter uma cuidadora especializada para o pet ou alguma pessoa que o pet tenha confiança, assim será mais seguro para ele ficar até o momento das alianças.
Outra dica é quando os convidados estivem chegando, o dono fique com o cachorro para acostumar com o local e leve aquele biscoitinho e dê um pouco antes do começo da cerimônia, na hora da entrada. O mesmo se repete quando ele der o show e for um bom menino/ boa menina.
–> Dica do Lápis: Se o seu cão vai levar as alianças na coleira, considere a equação: montanhas + animais selvagens + cães + jóias caras = muito estresse!
Tenha um plano para o Totó após a cerimônia. Certifique-se de que alguém seja designado para levá-lo à um espaço reservado para ele, para passear e alimentá-lo.
A Decoração não tem que ser Rústica, tá?
Muitos locais nas montanhas tem vibe super rústicas. Cabanas de madeira, fogueiras, árvores e animais selvagem, etc. são parte dessa carinha de campo e de natureza exuberante.
Mas só porque você escolheu dizer SIM numa cerimônia ao ar livre no topo da montanha não significa que todo o tema da sua decoração seja baseado em juta e tocos de árvores. Todos os estilos funcionam bem na montanha, do minimalista ao tropical!
A Escolha dos Profissionais para um Casamento na Montanha
Ninguém melhor que a assessora de casamento para coordenar todos os detalhes para um casamento na montanha.
Sem dúvida que nosso time de assessoras de casamento farão um trabalho incrível e com todo o cuidado que merece!