Uma das tradições mais queridas e emocionantes no casamento é a primeira dança dos noivos. Este momento especial marca a festa de casamento e é aguardado com ansiedade por todos os convidados.
Mas de onde vem essa tradição? Como escolher a música e o estilo de dança perfeitos? Acompanhe esse artigo para saber tudo sobre a dança dos noivos e anotar dicas de como torná-la única e inesquecível.
Nesse post você vai encontrar:
Origem da dança dos noivos
A tradição da dança dos noivos tem suas raízes na nobreza europeia, onde era comum que o casal anfitrião abrisse o baile com uma dança, como uma maneira de dar boas-vindas aos convidados. Em ocasiões como casamentos, esta também era uma forma dos noivos se apresentarem como marido e mulher diante da corte.
Mesmo sofrendo adaptações ao longo do tempo, este costume espalhou-se por vários países e tornou-se um elemento super especial nas celebrações de casamento.
Por que fazer a dança dos noivos?
A dança dos noivos não é obrigatória no casamento. É uma escolha pessoal do casal. Entretanto, para aqueles que preferem manter a tradição e optam incluí-la no dia do grande sim, este é um momento especial da primeira apresentação oficial como marido e mulher. É mais uma forma de expressar perante os convidados, a união, o amor e a sintonia entre o casal.
Além disso, a dança dos noivos também dá início à celebração do casamento de maneira marcante.
Mas vale ressaltar que o mais importante é que o casamento reflita a sua personalidade e preferências. Se os noivos não se sentem confortáveis dançando em público, há várias outras maneiras de celebrar seu amor e iniciar a festa.
Para que tipo de casal é indicado a dança dos noivos?
Sempre falamos por aqui que o formato do casamento e todos os seus detalhes precisam fazer sentido para os noivos. Afinal, este é um dos dias mais importantes da vida a dois. E isso também se aplica ao momento da dança dos noivos.
Portanto, não há um padrão em que a dança é ou não indicada no casamento. Até porque, mesmo não sendo profissionais ou não tendo o costume de fazer isso, a dança dos noivos pode surpreender!
Mais do que a performance em si, este é um momento de alegria, amor e intimidade entre os noivos com a presença daqueles que eles escolheram para este dia especial.
Seja um casal mais romântico, que sonha com uma dança clássica, ou um casal mais descontraído, que prefere uma performance animada, há espaço para todos. É uma oportunidade de mostrar a conexão entre os noivos de uma forma diferente, que vai além das palavras.
Momento da dança dos noivos no casamento
Geralmente a dança dos noivos pode acontecer em dois momentos: no início da recepção, quando os noivos chegam à festa e já se apresentam como recém-casados por meio da dança a dois. Ou após a refeição, para abrirem a pista de dança. A escolha do momento mais adequado fica a critério do casal.
Como escolher a música perfeita para a dança dos noivos?
Eis a dúvida que surge frequentemente: qual a música ideal para a primeira dança dos noivos? Bom, o ritmo tradicional é a valsa, porém, hoje em dia essa não é uma regra.
Quer um casamento mais clássico, seguindo fielmente todos os protocolos com tudo o que tem direito? Então, a valsa combina perfeitamente. Mas, se o estilo do casal é mais descontraído, criativo, que foge dos padrões, porque não fazer algo diferente e surpreendente?
A música deve refletir a personalidade do casal e ter um significado especial. Pode ser a música que marcou o início do relacionamento, a trilha sonora de um momento inesquecível ou simplesmente uma canção que os dois amem. O importante é que a música traga à tona emoções e memórias significativas.
Dicas para uma dança dos noivos perfeita
Assim como outros detalhes do casamento, a dança dos noivos requer preparo e organização. Mesmo que o mais importante seja a emoção ou a descontração do momento, o objetivo é não fazer feio na hora da dança, certo?
Então, é importante que você se atente a alguns pontos:
Planeje com antecedência
Para que tudo saia perfeito, é preciso planejar com antecedência. De dois a três meses antes do grande dia, dediquem-se a organizar este momento.
Escolha a música ideal
Escolha uma música que tenha significado para vocês e que se encaixe no estilo que desejam para a dança. É importante pensar no ritmo, na letra e na emoção que a música traz.
Atente-se ao tempo de duração da dança
Para prender a atenção dos convidados e também ter uma performance ao ponto, opte por músicas com duração de dois a três minutos.
Pense na possibilidade de ter uma coreografia
O improviso pode ser perigoso. Ter uma coreografia não é obrigatório, mas pode fazer toda a diferença, pois garante que o casal se sinta mais seguro e confiante na hora da dança, além de tornar o momento mais especial e bem organizado.
Para os menos experientes ou até tímidos, talvez o ideal seja elaborar passos mais simples, sem tantas variações, para que a primeira dança não seja um bicho de sete cabeças.
Contrate um profissional
Não sabe nem por onde começar quando o assunto é dança dos noivos? Então o caminho mais seguro é contratar um professor de dança. Juntos vocês poderão escolher e montar uma coreografia bacana.
Ensaie a dança
Tanto os que não são familiarizados com a dança quanto aqueles que já são experientes, ensaiar é fundamental! Nos ensaios, é possível visualizar como será o grande momento, ajustar alguns detalhes e analisar se os passos planejados estão dentro do que o casal imagina e consegue executar. Sem contar que o ensaio permite com que os noivos construam mais confiança e entrosamento para o momento da dança.
Ah, e mais uma dica sobre o ensaio: utilize os sapatos que serão usados no casamento para ensaiar. Pode parecer um detalhe bobo, mas que faz a diferença.
Deixe o cronograma organizado
Para que não haja furos, é bem importante que a dança dos noivos seja combinada com a equipe organizadora, fotógrafo e também com o DJ ou banda que irá comandar esse momento.
Como sair do tradicional na dança dos noivos?
Para aqueles que desejam fugir da tradicional valsa, a dica é escolher uma música animada, que tenha significado especial para o casal. Fazer uma combinação de diferentes músicas, como um remix por exemplo, pode ser um diferencial, divertindo os convidados.
Inclusive, a valsa não necessariamente é uma escolha somente dos noivos que querem algo mais tradicional. O casal pode iniciar com este ritmo e durante a dança surpreender com outros estilos.
E que tal envolver os padrinhos? Uma opção é criar uma coreografia que comece com os noivos e, aos poucos, inclua os padrinhos. Outra ideia é fazer uma dança separada, onde os padrinhos também apresentam uma performance divertida.
Mais ideias para a dança no casamento
Pode ser que um dos noivos não sinta-se à vontade para fazer a primeira dança, e isso precisa ser acordado entre o casal. Até porque a celebração do casamento precisa ser prazerosa para ambas as partes. O mais importante é que se respeite essa decisão.
Para aqueles que não querem abrir mão desse momento especial, é possível adaptar: que tal fazer uma surpresa para o cônjuge? A performance individual para o seu parceiro ou parceira pode surpreender.
Outro desejo que pode surgir entre os casais é realizar uma dança especial com os pais. Isso acontece principalmente em relação à noiva com o seu pai. E claro que isso é totalmente possível! Nada impede que o casal faça a primeira dança juntos e na sequência tenha uma dança separada com alguém especial. Certamente esse será um momento emocionante!
Conclusão
A dança dos noivos é um momento cheio de significado e conexão entre o casal.
Seja uma valsa clássica ou uma coreografia animada e divertida, o importante é que a dança reflita a personalidade e os sentimentos dos noivos. Com planejamento e dedicação, esse momento pode se tornar uma das lembranças mais marcantes do casamento, tanto para os noivos quanto para os convidados.
A sua dança merece a melhor trilha sonora. Conheça os músicos indicados pelo Lápis.